Atualizando seu Motorola Spice XT300 para torná-lo mais rápido.

agosto 16, 2011 às 5:51 am | Publicado em Tecnologia | 64 Comentários

Autor: Alexandre

Recentemente ganhei de presente um Motorola Spice XT300. Ele é um smartphone de entrada, ou seja, não  recomendável para usuários hardcore, mas uma boa opção para quem está entrando no mundo dos smartphones.

Para um simples  nerd  que utilizava um “dumbphone”, ter um celular com Android me deixou bastante feliz, tanto pela gama de opções de apps (aplicativos) como pela versatilidade de um sistema altamente customizável.

Bom, não sou “técnico” ou coisa assim, mas gosto bastante de fuçar e descobrir coisas nos aparelhos eletrônicos, como customizar, desmontar, fazer testes de benchmark, overclock no PC e coisas do tipo. Assim, resolvi fuçar e buscar informações sobre o meu XT 300.

O Motorola Spice XT 300 foi o primeiro smartphone criado no Brasil, consequentemente, pelo que sei, é vendido apenas no nosso país.

Qual o problema disso? Não existem apps desenvolvidos especificamente para XT300 no android market, penso que também não há interesse da Motorola em disponibilizar uma atualização para a versão do android 2.2, já que o celular é vendido só no Brasil.

Quando liguei o telefone,  notei que ele era um tanto mais lento que o Milestone da minha noiva, além de não ter disponível a atualização para o Android 2.2, rodando apenas o 2.1 e com uma série de dificuldades para rodar jogos clássicos  como o Angry Birds (não rodava) e Cute The Rope.

Pesquisando na internet vi muitas reclamações sobre o XT 300 em termos de velocidade, mas também descobri  algumas formas de tornar o desempenho do Spice um pouco melhor. A primeira delas é que existe uma atualização da Versão de Banda de Base do celular,  disponibilizada no site da Motorola e que dará uma boa melhorada no seu Spice, inclusive, você conseguirá rodar os jogos mencionados.

Primeiramente tenha certeza de que quer efetuar a atualização e que é capaz de seguir o tutorial rigorosamente, pois ao tentar atualizar, você corre o risco de ter algum problema no seu Spice e ele nem se quer ligar mais (caso você faça algo errado), portanto, se quiser seguir o tutorial, você está por sua conta e risco e não me responsabilizo por eventuais danos causados ao seu celular. Apesar do alerta, não se assuste (se é que isso é possível depois do que eu disse haha), pois o procedimento é bem simples.

Importante: A atualização apaga todos as configurações, apps  e demais arquivos contidos na memória do celular, portanto, faça backup  antes de proceder com a atualização.

VAMOS AO QUE INTERESSA

1 –  A primeira coisa a ser verificada é se você não possuí a versão SESLA_U3_01.72.0 instalada no seu Spice. Para isso, aperte o botão “menu” do seu celular, toque na opção “configurações” e em seguida na opção “sobre o telefone”. Feito isso, verifique a versão da banda de base do seu celular e se você tem uma versão anterior a que mencionei acima, caso seja a mesma versão, não é recomendável seguir este tutorial. A tela que você deve verificar é esta logo abaixo, devendo prosseguir somente se sua versão não for a que é mostrada na imagem:

Nesta screenshot o celular já está atualizado para a versão mencionada

2 – Entre no site da Motorola clicando aqui. Ao lado de “Selecionar”, escolha RETAIL, em seguida, mais abaixo, escolha seu modelo de celular (Spice no nosso caso). Depois clique no botão de play com a cor alaranjada.

Ali o botão de play alaranjado e como deve ficar selecionada cada opção para baixar o software de atualização.

Depois de clicar no botão alaranjado aparecerá a seguinte “tela”:

As opções circuladas nesta imagem, devem ser seguidas na sequência para que o download do software seja iniciado

Deixe selecionado conforme na imagem acima “Li a etapa 3 sobre mídia de terceiros” e clique no botão alaranjado para iniciar o download do “motorola software”, efetuado o download é só abrir  o arquivo  e seguir as instruções de instalação.

Presumindo que você realizou a etapa de instalação do software de atualização e já tem em seu computador os softwares do Motorola Spice instalados, bem como um cabo USB para ligar o aparelho ao PC, vamos ao próximo passo.

3 – Remova o cartão SD do seu celular e o chip SIM, embora o software de atualização indique que deve haver um SIM no celular, o que encontrei na internet é que o SIM deveria ser removido. É recomendável que você esteja com a bateria totalmente carregada para efetuar a atualização. Conecte seu Spice na porta USB do computador, abra o Software Update e deixe que ele reconheça seu Spice (você pode enfrentar alguns problemas para que o celular seja reconhecido, mas tente mais vezes, alterne entre abrir o software primeiro e conectar o celular depois), caso ele não reconheça o celular, desinstale e reinstale os drivers do celular novamente, para algumas pessoas isso funcionou, o que não foi o meu caso.

Comigo o Software Update não reconheceu corretamente o Spice e dava uma mensagem de que não havia atualização para ele, sendo que minha versão de firmware (versão da banda de base)  não era   SESLA_U3_01.72.0, e sim uma anterior. Para quem estiver com o mesmo problema, mais a frente darei instruções para uma forma alternativa de atualizar o seu celular e que funcionou comigo. Se você não teve este tipo de problema, siga com o próximo passo.

Obs: Um fato interessante é que após eu aplicar a atualização de forma manual,  o Motorola Software update passou a detectar o celular corretamente.

Motorola Software Update tentando detectar o celular.

4 –   Se o seu Software Update reconheceu o celular, basta avançar com o procedimento de update, seguindo as instruções do software, confirme  e aguarde até que termine. Seu celular  reiniciará automaticamente, agora com a nova versão da banda de base.  Será possível notar alguma diferença na velocidade e suavidade de “rolagem” da tela ao usar o touchscreen do aparelho.

FORMA ALTERNATIVA PARA ATUALIZAR SEU SPICE 

Bom, li vários relatos de pessoas que conseguiram atualizar da forma que ensinei anteriormente, mas no meu caso não deu certo. Então vamos ao passo a passo de como atualizar manualmente. Esta forma foi a que usei e deu certo. Vamos aos passos:

1 – Reze bastante, tenha paciência e seja uma boa pessoa (brincadeirinha =P)

2 –  Faça download do RSDLite aqui. Com este programa você aplicará o update manualmente.  Instale o programa, não há segredos, apenas  siga as instruções do instalador.

3 – Baixe a atualização  SESLA_U3_01.72.0 aqui. Esta é a rom de atualização que será aplicada, você tem que descompactar dentro de uma pasta para depois selecionar quando for o momento.

4- Opcional: Se você não possuir os drivers do Motorola poderá baixar aqui. Não instalei estes drivers, portanto, não posso dizer se funcionam bem, já que não precisei instalá-los.

5 – Remova o cartão SD e o chip SIM da operadora.

6-  Conecte o celular na porta USB do computador e abra o RSDlite. Se tudo estiver certo você verá o celular detectado como na imagem a seguir:

Deverá aparecer que o seu celular está conectado.

O Motorola Spice é um tanto chato para se conectar pela USB e ser reconhecido pelo computador. Se o RSDlite não detectar o seu celular você pode tentar reconectar o celular mais vezes, mas se nem isso resolver, aperte o botão “menu” do celular, vá na  aba “configurações”,  “aplicativos”, depois “Desenvolvimento” e ative a depuração USB, tente conectar o celular novamente. Eu precisei fazer isso algumas vezes, ativar/desativar a depuração e reconectar o celular até que o RSDlite conseguisse detectá-lo.

7 – Selecione com um clique do mouse aquele “quadrado” com três pontos que fica antes do botão Start, vá na pasta em que você descompactou os arquivos da rom de atualização  SESLA_U3_01.72.0 e. Se você fez tudo certo vai encontrar um arquivo com extensão sbf que deverá ser adicionado, conforme a figura a seguir:

É só adicionar o arquivo.

Agora clique em Start para começar a atualização e aguarde até que termine. O celular ficará com a tela azul e uma mensagem escrita: “flashing Android System”.

Depois disso é só clicar em start e aguardar.

Após a atualização o celular vai reiniciar e rodar já atualizado, será possível verificar que o desempenho deu uma melhorada, e ainda, será possível rodar jogos como Angry Birds e Cute The Rope.

Esta forma de atualização foi a que utilizei e funcionou muito bem aqui. Agora meu Spice está bem próximo do desempenho que vejo no Milestone da minha noiva. Consigo rodar vários apps que eu não conseguia rodar antes, além de que houve uma melhora em outros que rodavam muito mal.

Bom, vou ficando por aqui, dependendo da repercussão deste post, farei outros dando dicas de aplicativos e melhorias que você pode fazer no seu Motorola Spice XT300.

A culpa é de vocês!

Para os corajosos que decidirem fazer o update, desejo boa sorte e que tudo dê certo.  Se algo der errado, lembrem-se:  “A culpa é de vocês!”, né Planeta?

About these ads

64 Comentários »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

  1. Ótimo post! Vai ajudar muita gente. O smartphone, que não é muito “power” de primeira, ganha um bom gás com esses procedimentos. Vou espalhar =*

  2. Amigo, seleciono o arquivo .sbf mais o botão start não habilita…
    Você sabe o que pode ser?

    Abraço e parabéns

  3. Olá Jader!

    Comigo pelo menos isso só ocorreu enquanto o celular não estava sendo detectado pelo RSDlite. Se este também for o seu caso é só tentar reconectar ou mesmo fazer como no tutorial, ou seja, ativar a depuração USB para que o seu spice seja reconhecido.

    Valeu!

    Abraço e boa sorte

  4. meu eu instalei fiz todo o procedimento mais nao deu certo e pelo ao contrario deu pau no meu celular como eu faço pra arruma lo tem algum procedimento pq apos ele reiniciar nao ta mais ligando e nem nada

    • Bom, aqui eu fiz e deu tudo certo eu não sei muito bem como ajudá-lo neste caso, pois não enfrentei o mesmo problema. Recomendo dar uma olhada nesse tutorial:

      http://renesp.com.br/diversos/13-spice-xt300-motorola-android-recovery-recuperacao-fastboot-systemimg

      Dê uma olhada, espero que ajude.

      • Amigo, aconteceu comigo, seguinte: Ja era! Comprei um novo na americanas sai a R$384,00 a vista. Depois que ele não liga mais nada, não tem oque fazer

      • não é bem assim amigo.. tem oque fazer sim.. procure por master reset que ele volta tudo!

  5. Então quer dizer que dá pra atualizar o xt300 de android 2.1 para android 2.2? Tô doida pelo Instagram!

    • Olha, na época que fiz este post ainda não tinha atualização para a versão 2.2 e pelo que andei dando uma olhada não disponibilizaram a atualização para a versão 2.2 do android até hoje (acredito que não teremos essa atualização).

  6. cara segui o tutorial e deu certinho! valeu

    • Que bom que deu certo! Realmente essa atualização dá uma melhorada no celular. Já não tenho mais ele (infelizmente perdi) e estou com um outro android, mas sinto falta do teclado do spice.

  7. tenho o space 2.1 agora quero saber antes de fazer a atualização, ele e boom?. ele atualiza msm pro 2.2??
    alguem pode me ajudar, quero tambem colokar ancoragem e usb no meu celular alguem sabe se existe alguma forma de colokar no space 2.1??

  8. Como relatei no post, até então só tenho conhecimento da versão de banda de base para atualização, mas até abril não havia versão 2.2. Acredito que a motorola não tem interesse em lançar uma atualização para 2.2.

  9. O arquivo SESLA_U3_01.72.0 está com o link sem funcionar, já que o MEGAUPLOAD foi bloqueado, tem outro local onde possamos baixar o mesmo?

  10. cara…muito bom.certinho…se seguir tudo do jeito que tá aí.dá certo!!vlw!!

  11. Meu que merda no meu caso ferrou meu celular, não consigo ligar nem fazer mais nada, simplesmente morreu, tentei seguir o procedimento do tutorial que vc postou para recuperação, mas não tenho conhecimentos em Linux… ferrouuu… :(

  12. Lamento que não tenha dado certo com você, mas não desista amigo, pelo que vi não é tão dificil assim o tutorial, mesmo para quem não tem conhecimento em Linux.

    • ae galera, no me xt300 nao funcionou, fiz tudo certinho, abrir o RSDlite como desmonstrado no tuto, mas qdo finaliza o progress o resultado é FAIL, entao tenho que dar o reset no aparaleho que volta ao normal, com a antiga versao, para dar o reset segura o botao de ligar junto com o X logo apos aparecer o simbolo da moto apertar volume pra cima, ao visualizarem um imagem de bateria com um triangula
      apertar ALT+P.
      se alguem souber de um firmware que nao de erro meu contato rsantana1048@hotmail.com
      forte abraco a todos.

  13. Muito bom viu…Fiz essa 2ª opcao e deu certo pra mim, ficou realmente mais rapido…

  14. ei cara eu fiz tudo sertinho de acordo com o primeiro tutorial ele atava igual as fotos e de boa aw quando eu terminei e o celular reinicio nao mudo nada continuo 2.1..oque eu faço ??

    • Gabriel,

      Infelizmente a atualização não é a versão 2.2 do Android, parece que nunca lançaram essa versão para o Spice até então (hoje em dia não tenho mais este celular). A única coisa que ele muda é a versão de banda de base, caso a sua ainda não seja a SESLA_U3_01.72.0.

  15. atualizei o meu e não deu muita diferença

    • O meu aqui na época era péssimo antes da atualização. A atualização melhora, mas esse celular é um android de “entrada” ele não é muito bom mesmo. Hoje tenho um milestone e é bem melhor, só sinto falta do trackpad do spice.

  16. fiz tudo certo mais meu celular desligo ! e n liga mais ::XX

  17. apareceu aqui pleace manually power up this phone dai eu fui tentar ligar , mais n liga !!

  18. o meu tambem aconteceu isso e nn liga mas

  19. muito bom deu tudo certo com meu aparelho fiz atualização manual

  20. Shooow, tudo certinho, tomei um leve susto porq tava demorando pra abrir, mas foi di boa.. obrigado.^^
    Obs: 2ª opção de update achei mais fácil e rapido.^^

  21. a 2° TENTATIVA DO RSDlite , não ta dando certo eu conecto e desconecto e nada! tem que tirar o sim e o cartão SD?

  22. consegui atualiza pela maneira alternativa, mais na configuração do meu aparelho ainda consta a versão 2.1, é assim mesmo?

    • Sim, não existe atualização para 2.2.

  23. Cara aconteceu a mesma coisa comigo, tá pedindo pra ligar manualmente o celular, mas quando eu tento, ele não liga, tá completamente apagado, não aparece nada na tela. Alguem sabe o que aconteceu, tem como restaurar o celular?

  24. Vlw cara , deu certinho aqui ! :DDDDDDDDDD

  25. Cara, fiz tudo da 2 mandeira, o celular desligou e não liga mais, o que eu faço?

    • Tinha um modo que você usa o linux para recuperar o aparelho, quando eu tiver mais tempo acho que vou postá-lo aqui, pois várias pessoas estão tendo problemas para recuperar.

  26. cara, segui e deu certinho seem problemas ;)

    valeeu

  27. Cara tava dando tudo certo ate o meu pc travar ai agora o celular nao liga mais, ajuda aii!

  28. Dá uma olhada nos links que coloquei aqui nos comentários para tentar recuperar o celular.

  29. eu tentei ligar ele das duas forma como foi pedido mas nenhuma das duas ligou ele

  30. Não sei se o meu deu certo. O programa (RSD Lite) na parte que fica escrito “Result” fica com uma mensagem escrito “In process..”. Mas não sai disso, e o celular não ligou ate agora kk

  31. ola amigo sabe me dizer se com essa atualização ele pode rodar agora o instagram? obrigado

    • Olá! Infelizmente faz algum tempo já que estou sem o Spice e na época que eu tinha ele não cheguei a testar o instagram. Se alguém tiver testado, por favor relate aqui se funciona.

  32. Nossa q medo, quero fazer mas depois de tantos dando ruim fiquei c o pe atras rs

  33. valeu!…deu tudo certo e esse post é sem duvida inteligente.

  34. como tiro print’ no motorola space xt300?

  35. Cara eu arrisquei mais meu celular não liga mais não aparece mais nada, algum procedimento que dá pra voltar?? obrigado :D

    • Pois é , tbm arrisquei e perdi o celular !!!

  36. acabei de fazer a atualização e o meu celular reiniciou mas nao liga mais nao aparece nada fiz todos os procedimento nao liga nem com alt l x power nada o q faço?

  37. tem outra atualização de android para o spice xt300
    Sera que da pra baixar o subway surfers?

  38. O meu aparelho tem exatamente a versão não recomendavel da banda base, pq não é recomendavel nesta versão?

  39. Passei mais de 6 meses sem meu celular e hj consegui resolver esse problema graças a vocÊ. Muito obrigado cara!

  40. Mano’
    eu tentei fazer o Up-date só que o site da Motorola tá diferente!
    e agora?

  41. Mano’
    eu tentei fazer o Up-date só que o site da Motorola tá diferente!
    e agora??

    • Tente a forma alternativa então, pelo site eu na época não consegui atualizar.

  42. Baixei o arquivo.
    Quando extraiu ele me dá 2 arquivos, um deles é o ” SESLA_U3_01.72.0_USASES01RETBRLA_P022_A050_M016_USASESRETBRB1B5LA028_secure.sbf ” e o outro é ” Retail – Brazil_Brazil_WCDMA_RETBRXT300WN.xml.msu ” o que faço ?
    Sei que o primeiro tem a ver e o outro ?Instalo antes ou depois de fazer o procedimento de atualização.

    • Conforme o tutorial, eu apliquei apenas o SESLA, não sei se essa versão que você baixou é a mesma que eu usei, já faz quase 3 anos isso.

      • Caramba cara virou um furação o cel kkk valeu ai a segunda opção se fizer tudo certo.. da certinho!

  43. Agora em 2013, tive que fazer o segundo procedimento, pois o site da motorola mudou, e nao aco mais as opcoes mencionadas. O segundo procedimento funcionou corretamente. no geralnao achei que ficou mais rapido nao, porem se ele parar de travar quando recebe ou finaliza ligacoes ja esta bom.

  44. O meu apagou, não funciona mais. :( fudeu!!!!
    Não recomendo Fazer esse procedimento …


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. | O tema Pool.
Entries e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: